Para a criança, a ler ajuda a desenvolver a linguagem, exercita criatividade, melhora as funções cognitivas e de entendimento… Os benefícios são ilimitados! O mais importante para gerar esse estímulo é cativá-lo e não torná-lo uma obrigação. Logo, para o seu filho, gostar de ler vai ser a coisa mais natural do mundo.
Lembro da minha infância que meus pais liam muito para mim, desde gibis da Turma da Mônica aos clássicos contos infantis de príncipes, princesas e animais falantes. Quando aprendi a ler, queria eu mesma mergulhar nas aventuras dos Irmãos Grimm, Lewis Carroll e Antoine de Saint-Exupéry.
5 dicas para seu filho se apaixonar pela leitura
Leia com ele
Filhos admiram os pais e na infância tendemos a imitar seus comportamentos. Se você demonstra gosto pela atividade de ler, naturalmente ele vai se interessar também. Sentar com ele para dividir esse momento é uma ótima maneira de passarem tempo juntos e mostrá-lo o quanto pode ser divertido. Faça vozes para os personagens, mostre as imagens e peça para que ele descreva o que vê, não tenha medo de soltar a sua imaginação também.
Peça para que ele leia para você
Geralmente os pais colocam os filhos para dormir com histórias e carinho na cabeça. Pedir para ele inverter os papeis e ler para você vai o encorajar a tomar a iniciativa das leituras. Mas não se esqueça de prestar atenção e fazer com que ele se sinta ouvido.
Crie um hábito juntos para quando ele terminar de ler
Quando comecei a ler meus próprios livros, depois que os terminava, minha mãe fazia-me perguntas sobre o que mais gostei, qual foi minha cena favorita e do que se tratava o livro. Depois deixava que eu escolhesse um filme no cinema para vermos juntas. Essa é uma memória que nunca esvaneceu. Demonstrar interesse por essa atividade do seu filho vai torná-la ainda mais interessante e prazerosa. Tenham um ritual juntos para quando ele chegar ao fim de um livro: comer o sorvete favorito dele juntos? Fazer brigadeiro? Sair para passear em um lugar especial? Vocês decidem.
Atente-se a faixa-etária
É importante que os livros que a criança lê correspondam à sua idade, assuntos maduros ou infantis demais para sua cabeça farão da leitura a parte mais chata do seu dia. A quantidade de texto, ilustrações e temática são levadas em conta na indicação de idade de um livro.
Quer ver o seu filho gostar de ler? Deixe ele dizer o que mais gosta.
É bom que ele possa ler de assuntos diversos, mas nessa fase inicial de criar gosto pela leitura, escolher temas que o interessam é o ideal. Assim ele se mantém interessado e sente autonomia para transformar isso em um hobby.
O processo para leitura tem um tempo para cada pequenino. Entender e respeitar quando ele não quiser ler e não forçar a prática, é um dos passos para que a atividade não perca a magia. Leve-o para passeios em bibliotecas e livrarias, deixe-o desfrutar do ambiente. Esses pequenos passos desenvolvem o caminho para o futuro de muitas histórias a serem lidas e contadas.
Pingback: 6 Brincadeiras lúdicas para fazer dentro de casa | O Gato Leleco