Depois de um ano em casa com as crianças, a criatividade busca todas as possíveis e imagináveis maneiras de entretê-las por aqui mesmo. Por isso, depois de testar todas as ideias, desde esconde-esconde em um apartamento pequeno ao famoso adoleta, o Gato Leleco trouxe algumas ideias de brincadeiras dentro de casa para fazer e animar as crianças:
Mímica
Uma das brincadeiras mais antigas da humanidade continua sendo uma favorita. Assim como manda a tradição, escolham um tema (música, filmes, livros, personagens) e soltem a imaginação. E não tenha medo de gesticular e ser engraçado, quanto mais você se soltar, mais entretida a criança vai estar!
Stop!
A princípio você vai precisar apenas de folhas de papel em branco e lápis ou caneta, ah e pelo menos 3 pessoas jogando. Pode ser também que você conheça a brincadeira pelo nome de “adedonha”. Então, como nos tempos da Carochinha, vocês vão sortear uma letra e preencher no papel itens como “nome”, “profissão”, “animal”, “comida”… E quem acabar primeiro grita STOP! PS: as crianças precisam saber ler e escrever para essa aqui.
Era uma vez
Já falamos aqui 5 dicas incríveis pra fazer seu filho gostar de ler e agora é hora de criarem sua própria história juntos! Funciona assim: você começa com uma frase e um a um cria a continuação do que já foi dito. Continuando frase após frase, vocês terão um Frankenstein da imaginação e os resultados são hilários.
Imagem e ação
É como mímica, só que em desenho! Da mesma forma, vocês escolhem um tema para a brincadeira. Então numa folha de papel em branco (ou lousa, se você tiver), desenhe até que alguém acerte o que é. Esta é uma ótima escolha, estimula os processos cognitivos e gera boas risadas.
Teatro de Fantoches
Meias velhas e um pouco de arte. Junto com as crianças, customizem uma meia velha para deixá-la com a cara do seu personagem e depois é só se divertir. Além de ser muito legal, é um recurso saudável para desenvolver a comunicação do seu filho.
Adivinha o que é
Esse aqui é sensorial e engraçado. Um dos participantes, sentado no sofá ou em uma cadeira, é vendado e o outro pega um objeto (não quebrável, nem cortante) e coloca nos pés da pessoa vendada. Apenas com os pés, a criança deve adivinhar o que é. Pode ser um copo plástico, um pacote de miojo, uma carteira ou até um pedaço de algodão.
Gostou das nossas dicas para brincadeiras dentro de casa? Compartilhe nas redes sociais e mostre pros seus amigos como esse momento com os filhos pode ser usado para se conectarem ainda mais e desenvolver essa relação. Até a próxima!
Pingback: Brincadeiras e atividades para fazer com os filhos na quarentena